domingo, 19 de dezembro de 2010

Ah Vivamos a Saturnália...


Tomarei emprestado de Alexandra um pequeno trecho de uma missiva que recebi há poucos dias. Trata-se de um trecho que sobremaneira me chamou a atenção:

"Sabia Frater que em breve estaremos na Staurnália ? Pois é, a antiga festa Romana de 8 dias das quais tudo era permitido ? Os escravao viravam senhores, as orgias corriam soltas, banquetes, festas, e ainda tinha o princeps, vestido de vermelho a cor dos Deuses ! Ah maldita Igreja que subverteu tudo isso e transformou no pasmacento Natal.

Mas porque estou falando isso, já que neste momento estou tendo pequenas visões da divindade nas mãos de pobres mortais como Delaroche ou Gérome, em seus óleos em telas que mostram iamgens que só vemos em nossas mentes. Quando me deleito sobre os quadros dos mesmos, enxergo a pequena parcela divina que alguns homens alcançam.

Alguns destes homens conseguem traduzir o sentimento dos deuses e conseguem capturar, seja nos quadros, na escultura, na música. Hoje acho difícil o homem moderno fazer isso, pois a quantidade de merda que faz em nome da arte me deprime. Sabe Frater, quando vou ao Louvre e vejo aqueles quadros todos, vejo que o homem poderia ter salvação, mas ele é burro demais, simplista demais, e se entrega ao pouco por que está bom.

Estes que tem a sua chama divina acesa são poucos, e que abandonam certas coisas materiais em busca de uma perfeição... Sacrifício ? Eu diria iluminação Frater, pois enxergam muito além do mundano e tentam capturar cada vez mais esta essência divina que falei.

Bom Frater, vou viver a Saturnália estes dias, pois não quero me deprimir um pouco mais, pois nesta época do ano me convenço cada vez mais que o homem é muito imbecil...

Um comentário:

  1. Não tenho nem palavras.......

    Onde está meu Hidromel???!!!!

    BWAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir